Bambara

Kasonke

Castellano

Magyar

Català

Swahili

Deutsch

Português

English

Română

Français

Türkçe

Aktuell: Theateraufführung am Samstag, 23. September 2017

 

Wir spielen unser Stück "What's the difference?", in dem es um Rollenklischees im Alltag geht- ob am Arbeitsplatz, in der Familie oder im Einkaufszentrum.
 
 WANN? 23. September 2017, 19 Uhr
 WO? Spektakel Theater, Hamburgerstrasse 14, 1050 Wien
 Eintritt: freie Spende

Quem somos...

... Spiegel dich!, traduzido literalmente como „espelhe-se“ ou „reflita-se“, é um grupo teatral formado por jovens amadores baseado na seguinte ideia: cada pessoa é teatro! O nosso grupo surgiu a partir de um projeto teatral para uma dissertação de mestrado no outono de 2010, e que, com o passar do tempo vem crescendo cada vez mais. Spiegel dich! é um grupo multicolorido: seus integrantes vêm de países e continentes diferentes e falam diversas línguas. Cada membro do grupo se comunica de maneira diferente, lida diferentemente com os conflitos que se apresentam no dia-a-dia, e, ademais possui múltiplas competências que pode mostrar aos outros. Confiamos em nossa experiência: Juntos somos ricos em conhecimento.

Que fazemos...

… em nosso trabalho procuramos as várias possibilidades de se lidar com os conflitos que nos afetam pessoalmente. Em vez de agarrar-nos a métodos rígidos, experimentamos maneiras distintas de tratar conflitos. Até agora temos utilizado as teorias e métodos de Schulz von Thun, Augusto Boal, J.P. Lederach e Marshall B. Rosenberg. Fazemos rodas de dicussões teóricas e experimentamos as diversas técnicas do Teatro do Oprimido e analisamos criticamente a „Comunicação não violenta“.

Por que nós nos chamamos Spiegel dich!

Spiegel dich! – Reflita-se! … incluimos as nossas diferentes origens de forma produtiva em nosso trabalho teatral enquanto aproveitamo-nos de nossas diferenças para expandir o nosso repertório de possibilidades de ação. Somos como espelhos que absorvem o reflexo dos outros para depois mostrá-los num prisma diferente. Esse trabalho permite-nos não apenas refletir sobre os outros, mas também sobre nosso próprio comportamento numa reflexão crítica de nós mesmos.

 

Em alemão, em nosso nome Spiegel dich! também se esconde outro significado: Spiel dich! - Brinque!: Usamos o jogo cênico como método essencial nessa expêriencia, e dessa forma criamos diversas situações que ocorrem em nosso dia-a-dia. Em alusão à expressão vienense „Spü di ned“ - Não brinque comigo - apelamos exatamente a essa ideia: Spiel dich! - Brinque! Reflita sobre seus limites e teste novas saídas – de uma maneira lúdica e num âmbito seguro.